A CIA CENA ONZE DE TEATRO




A Companhia Cena Onze de Teatro nasceu em 1990, com objetivo de apresentar ao público o que é cultura através de teatro, projetos e ações sociais. São mais de 40 peças já montadas, de autoria do diretor, de seus componentes e grandes nomes do teatro brasileiro.




NOTÍCIAS



Cia Cena Onze faz intervenção no lançamento da campanha contra as drogas do MP

A campanha contra as drogas “Papo Reto: pó, pedra e pasta destroem a sua vida” foi lançada nesta sexta-feira (23.09) pelo Ministério Público Estadual (MPE). O governador Silval Barbosa prestigiou o lançamento no auditório do prédio do MPE. O evento também contou com a presença de outras entidades do poder público.
Para Silval, a união entre as instituições é essencial para o combate ao tráfico de drogas. “O importante é combatermos juntos. Conto com todos vocês e digo para que contem com o nosso governo. Faremos o que for possível, porque sabemos que dará resultado”.
O governador disse que o combate as drogas é uma prioridade no planejamento da gestão estadual. Para ele, o trabalho é essencial em um estado que tem mais de 700 quilômetros de fronteira seca. Silval parabenizou a atitude do MPE. “O Ministério Público tem feito sua parte. A mídia tem feito o seu trabalho e o estado tem sido permanentemente vigilante”. Silval também disse que pretende aumentar o investimento na área.
Ele pretende investir nas Centrais de Inteligência Integrada e realizar um concurso público para aumentar o efetivo da polícia. Inclusive nas áreas fronteiriças, a intenção é aumentar o efetivo de 100 para 400 policiais.
Para o procurador-geral da Justiça em Mato Grosso, Marcelo Ferra, está é uma campanha que interessa toda a sociedade. É uma campanha de prevenção ao uso, de repressão contra os traficantes e que estende a mão para os usuários, além de cobrar o poder público e alertar a sociedade para a sua responsabilidade.
O deputado estadual Emanuel Pinheiro, que representava a Assembléia Legislativa reforçou a importância da campanha. “Enxergamos essa campanha como uma necessidade no combate a esse câncer do século 21, que corrói o tecido social, que é a droga”.
A solenidade contou com a presença de antigos usuários de drogas, ligados a instituições religiosas. O grupo teatral Cena Onze realizou algumas intervenções antes e depois do evento.
Também participaram do evento o presidente do Tribunal de Justiça, o diretor-geral da TV Centro América, Zilmar Melati, o promotor do Ministério Público Alisson Carvalho, o promotor do Gaeco, Paulo Prado, o defensor público, Márcio Frederico Dorilêo, o delegado Regional de Combate ao Crime Organizado, Éder Rosa, o corregedor do Ministério Público, Mauro Viveiros, o tenente-coronel Laércio, representando a 13ª Brigada, e Franco Ribeiro, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso.
Também estiveram presentes o secretário de Indústria, Comércio e Energia, Pedro Nadaf, o secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda e o secretário Djalma Sabo Mendes.
 
 
Novas Diretrizes serão apresentadas em
Cuiabá este final de semana
Do autor Bosco Brasil, a peça “Novas Diretrizes em Tempos de Paz”, será apresentada, com direção de Flávio Ferreira e com os atores Genessy Almeida e Paulo Fábio. A Cia Cena Onze de Teatro marcou a temporada no Espaço Cultural Liu Arruda, entre os dias de 20 de agosto a 11 de setembro de setembro de 2011, aos sábados (20h) e domingos (19h).
A peça, com duração de 50 min, que se passa durante a Era Vargas, no final da Segunda Guerra Mundial, narra à história de um polonês, Clausewitz (Paulo Fábio), que tenta entrar no Brasil e acaba interrogado por um agente alfandegário e ex-torturador da polícia política, Segismundo (Genessy Almeida), na sala de imigração do porto do Rio de Janeiro em abril de1945, gerando um grande embate ideológico que discute a condição humana, a arte, os horrores da guerra, a tortura e o preconceito.
Texto vencedor do Prêmio Shell em 2001, Novas Diretrizes em Tempos de Paz fala também do próprio teatro e de seu poder transformador em contraposição à dura realidade exposta em momentos de opressão política.
Tomando este tema como mote para discutir a condição humana, a peça alcança momentos imagéticos, que sintetizam lirismo e brutalidade na concepção do enredo. A peça é um estímulo à reflexão sobre a busca de uma razão para estar vivo.
O espetáculo e uma apresentação da Cia Cena Onze de Teatro, com o patrocínio do Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura, Governo do Estado de Mato Grosso e com o apoio cultural do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Justiça do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal de Cuiabá, Unimed Pro-Unim, OAB MT, Colégio Master, Livraria Janina, Ótica Diniz, STETTECR, Iromat, Italianinho Pizzas, Mundo Verde, Edeco2, Águas Lebrinha e IDM Informática.

Ficha técnica:
Texto: Bosco Brasil; Maquiagem e Cenário: Cena Onze; Design Gráfico, Fotografias e Sonoplastia: Marcondes Araujo; Figurino: Kim Fernandes; Iluminação: Mário Ferreira; Contra Regras: Águilas Aguilar,  Marcos Alessandro, Ânderson Nobre e Fátima Jabur; Assistente De Direção e Trilha Sonora: Paulo Fábio; Assistente de Direção e Produção: Janaína Borges; e Direção Geral: Flávio Ferreira

Serviço:
O que: Peça “Novas Diretrizes em Tempos de Paz’
Quando: 20 de agosto a 11 de setembro (aos sábados e domingos)
Horas: 20 horas (sábado) – 19 horas (domingo)
Onde: Espaço Cultural Liu Arruda
Quanto: R$ 20 (inteira) – R$ 10 (meia)


Cia Cena Onze apresenta mistura de corpo,
alma, sons e textos no Espaço Cultural Liu Arruda

Nos dias 7 e 8 de julho, às 20 horas, uma performance artística do encerramento do curso básico de teatro e percussão corporal, levará ao palco do Espaço Cultural Liu Arruda, do Tribunal de Contas de Mato Grosso, mais de 70 alunos que, com os pés firmes no chão teatral, criaram juntos com os instrutores Alessandra Barros e Paulo Fábio, seis cenas de arrancar das entranhas da alma o ser ator de cada um de nós, (1) Garis, (2) Vozes dos Excluídos, (3) A De Ó (capoeira), (4) Malditas Sejam as Cercas, (5) Meninos e Meninas de Rua e (6) Mães sem Terra.

O texto, a música, a expressão corporal e a dança foram suficientes para ter como título da apresentação um nome conhecido mundialmente, “Pedro, Pedro Casaldáliga”. Além dos textos e poemas de Dom Pedro Casaldaliga, do diretor da Cia Cena Onze, Flávio Ferreira e de alguns alunos que se destacaram com idéias e belíssimos textos, marcados pela a vida de Dom Pedro, as cenas trazem pontos chaves da luta de Casaldaliga, que foi considerado um dos homens mais importantes do Século XX, que buscou mostrar ao mundo a importância do ser homem, enquanto pobres, negros, índios e sem terras. Até hoje dedica sua vida em favor da luta contra as injustiças sociais, vivendo e morando, até hoje, em São Félix às margens do fabuloso rio Araguaia.

Durante os dois meses de aprendizagem, todos tiveram a ganância de conhecer o que é a cultura, o teatro, a música, a dança e amor pela arte. Crianças e adultos tiveram uma desenvoltura a contento dos instrutores e do diretor da companhia. “A parceria entre o Colégio Master e a Cia Cena Onze de Teatro é de longa data. A visão do Master em investir em cultura, tem sido um dos diferenciais no sucesso do seu processo pedagógico”, afirmou Flávio Ferreira, diretor de teatro. Ele ainda disse que os espetáculos da Cia Cena Onze tem inserida a destreza se dedicar a todos os projetos sociais, junto com os parceiros, para o bem estar da população carente a título de socialização e cultural. “A exemplo disso o ingresso para assistir a performance, nos dois dias, serão dois litros de litros longa vida, que serão doados para a AACC/MT – Associação de Amigos de Crianças com Câncer de Mato Grosso”, enfatizou.

Os cursos desenvolvidos pela Cia Cena Onze de Teatro, já contribuiu com a iniciação teatral de muitos artistas, como exemplo, alguns dos alunos que fazem parte da Cooperativa do Aterro Sanitário de Cuiabá, estarão atuando na apresentação. As habilidades e as descobertas dos alunos foram tão perspiscaz que os figurinos, as maquiagens e contra-regras foram reveladas durante o curso.

Elenco:
Aguinaldo Arruda, Alaide Pires Da Silva, Ana Flávia, Anny Karoline , Ana Paula Weber, Anderson Nobre, Anny Araújo, Carlos Marochio, Carolina Proença, Caroline Bruneli, Celinne Alves Leal , Débora Ohanna, Dayelen Anaysa, Fabrício Pereira, Gabriel Victor, Gabriela Fogaginoli, Gabriela Modrak, Gabriela Ribeiro, Gabriella Oliveira, Gabrielli Bortalanza, Gloracy Alves, Gustavo Franco, Ilze Mari Gomes, Ívena Botelho, Jadimeire Lopes, Joanna Ferreira, Júlhia Toledo, Juliane Campos, Keryka Callazns, Leonara Stefania, Letícia Bodenstein, Leticia Queiroz, Letícia Raiele, Luana Santana, Luiza Guimarães, Marcelly Callazns, Marcio Cesar, Maria Eduarda, Maria Gabriela, Mariáh Ferreira, Mariana Ferreira, Maristella Milainie, Marjori Grobe, Matheus Felipe, Mayara Giovanini, Mel Kuntze Trevisan, Mychele Lopes, Mylena Lopes, Nelson Freitas Neto, Nicole Rotter, Otávio Augusto, Pedro Noronha, Pedro Henrique, Phamela Gabrielly, Plínio Nogueira, Raissa Fernandes, Raíza Karoline Leão, Renata Benedita, Ronisdalber Ribeiro, Samara Guimarães, Taciana Zeferino, Tânia Silva, Thatianne Krause, Tiago Bastos, Thiago Andre Duarte, Valdir Xavier, Valquiria Borges, Verbena Florência, Victor Hugo, Victor Marochio, Vinicius Piovezan, Vitória De Souza e Vitória Kreutz.

Ficha técnica:
Textos: Pedro Casaldaliga, Flávio Ferreira e Valdir Xavier.
Contraregras, cenários, figurinos e maquiagens: alunos e alunas do curso.
Violinista: Clélia Gattass
Monitores(as): Janaína Borges, Genisi Almeida, Maiara Giovanini, Fátima Jabour, Carlos Marochio, Anderson Nobre, Marcos Alessandro, Carlos Rassi e Clélia Gattass
Produção: Janaina Borges
Instrutores: Alessandra Barros e Paulo Fábio
Direção geral: Flávio Ferreira

Serviço
O que? Performance teatral “Pedro, Pedro Casaldáliga”
Quando? 7 e 8 de julho
Que horas? 20 horas
Onde? Espaço Cultural Liu Arruda – Tribunal de Contas de MT
Quanto? 2 Litros de leite longa